sexta-feira, 1 de julho de 2011

Padres celebram Dia de Oração pela Santificação do Clero

 
 
Padres diocesanos e religiosos da Diocese de Criciúma estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 30 de junho, no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, onde celebraram juntos o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, celebrado neste 1º de julho.

Após serem recebidos com o café da manhã preparado pelos seminaristas, os sacerdotes iniciaram rezando juntos a oração das laudes, que santificam o tempo da manhã e por onde se consagram a Deus os primeiros momentos e atividades de todo o dia.

Acolhidos pela Coordenação da Pastoral Presbiteral, através dos padres Antonio Madeira e Daniel Pagani, os sacerdotes tiveram um momento dedicado à reflexão de sua atuação pastoral voltada ao Coração Misericordioso de Jesus, conduzido pelo pároco de Forquilhinha, Frei Paulo Back (ofm).

“Como é bonito este costume que temos de nos reunir na Diocese para um dia de espiritualidade sacerdotal”, iniciou. Frei Paulo centralizou a importância da presença transformadora do presbítero junto ao povo de Deus. “O Deus da Bíblia é o Deus da Misericórdia. O Coração Misericordioso de Jesus é modelo para nosso coração sacerdotal. Devemos ser os principais promotores da vocação, pregadores do perdão, do amor e da acolhida” enfatizou o frei, destacando a família e a juventude.

“Quando Jesus foi jantar na casa de Mateus, o publicano, ele afirmou: Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide e aprendei de mim o que significam estas palavras: ‘Quero a misericórdia, e não o sacrifício’”, citou Mateus 9, 12-13. Frei Paulo Back recordou a misericórdia de Jesus em mais de dez passagens bíblicas onde Ele se mostra tão próximo dos pobres, excluídos e pecadores.

Misericórdia (miseris+cor+dare) significa ter lugar no coração ou dar coração aos miseráveis, vítimas de qualquer miséria ou pecado, sem discriminação ou exclusão de qualquer natureza.

Ao final da reflexão, os cerca de 50 padres religiosos e diocesanos assistiram ao filme sobre Santo Antonio de Sant’ana Galvão (Frei Galvão), modelo de santidade e missionário. Depois, receberam pílulas do santo.

Após isso, tiveram um momento de deserto (reflexão pessoal) e confissões. A Santa Missa foi celebrada às 11h, na Capela do Seminário, seguida pelo almoço de confraternização.
Fotos: Assessoria / Seminarista Pedro Albino

Nenhum comentário:

Postar um comentário