quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar

Os Reis Magos 

Na cultura popular a Festa dos Reis Magos é comemorada no dia 6 de janeiro. Estando os Reis Magos intimamente ligados a Epifania do Senhor, já que foi através deles que Jesus se manifestou a todas as nações. A Santa Igreja transferiu sua liturgia para o domingo seguinte à solenidade de Maria mãe do Salvador.




Vamos analisar a trajetória dos reis magos a partir dos relatos de São Mateus:


Depois que Jesus nasceu na cidade de Belém da Judéia, na época do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. - Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para perguntar-lhes onde o Cristo deveria nascer. - Responderam: “Em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um príncipe que será o pastor do meu povo, Israel”. - Então Herodes chamou, em segredo, os magos e procurou saber deles a data exata em que a estrela tinha aparecido. - Depois, enviou-os a Belém, dizendo: Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo. - Depois que ouviram o rei, partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. - Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. - Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. - Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por outro caminho. - Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. - José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. - Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos.


Devemos assim pensar, que ao escrever sobre a visita dos reis magos, São Mateus não tinha a intenção de reconstruir a história e sim de solidificar para os judeus cristianizados que Jesus veio para toda a humanidade.


Os “magos” eram uma tribo dos medos, que se transformou numa casta de sacerdotes entre os persas que praticavam a adivinhação, a medicina e a astrologia. No século III, eles receberam o título de reis como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 71,11 (72): "Que todos os reis se prostrem diante Dele e as nações todas o sirvam!".

Os nomes Melchior, Gaspar e Baltasar foram descobertos em um manuscrito do século V. São Beda (o Venerável) descreveu os Reis Magos como sendo: Melquior, velho, aproximadamente 70 anos, vindo de Ur, terra dos Caldeus; Gaspar, moço, 20 anos de uma região montanhosa perto do Golfo Pérsico e Baltasar, negro, 40 anos, vindo da Arábia.

Os Reis Magos representavam todas as raças existentes, donde Melquior (raça branca) trouxe ouro, representando a realeza de Jesus, Gaspar (raça amarela ou asiática) trouxe incenso representando à divindade, e Baltazar (raça negra) a mirra representando a humanidade.

De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, aonde viriam a falecer. Na Idade Média começou a devoção aos Reis Magos, suas relíquias foram transladadas de Constantinopla para Milão no século VI. Em 1164 as relíquias foram trazidas para Catedral de Colônia na Alemanha onde se encontram até hoje.
Fonte: http://www.33catolico.com/2010/01/os-reis-magos-igreja-catolica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário