Nossa História


Nossa História

PARÓQUIA SÃO MIGUEL - VILA NOVA
Diocese de Criciúma


Por Maxssuél Mendonça,
Seminário Teológico Bom Pastor

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”

Sem dúvida alguma, a história da civilização humana, nunca mais foi a mesma desde o nascimento de Jesus Cristo, o Messias, Deus-Filho, Primogênito de Deus.
Se antes, o existir humano era atemorizado por sua finitude e por especulações filosóficas acerca do futuro, agora, em Jesus Cristo, por sua encarnação e sua ação salvífica, é-nos dado uma outra possibilidade: irmanados pelo Espírito Santo a partir de nosso Batismo, somos co-herdeiros do Reino de Deus, do novo céu e da nova terra que tanto sonhamos.
Nesse sentido, a partir do imperativo de Jesus aos seus apóstolos: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, a Igreja peregrina chegou também ao Ocidente, a América Latina e ao Brasil (de maneira especial com os Padres da Companhia de Jesus).
Assim sendo, queremos neste pequeno espaço, rapidamente, resgatar a história da Paróquia São Miguel Arcanjo, do bairro Vila Nova, município de Içara, pertencente desde 1999 a Diocese de Criciúma.
É importante lembrar que as informações aqui expostas são resultados das descrições registradas no Livro Tombo da Paróquia São Miguel, pelos respectivos párocos que aqui exerceram o seu ministério.

A Paróquia São Miguel Arcanjo, de Vila Nova, foi criada em 1º de Janeiro de 1973, por Decreto Episcopal do Rev. Sr. Bispo da Diocese de Tubarão Dom Anselmo Pietrulla.
No mesmo mês, aos 23 dias do corrente ano, foi nomeado primeiro pároco desta freguesia, por tempo indeterminado, o Rev. Sr. Pe. Silvestre Junkes, o qual tomou posse da nova Paróquia no dia 30 de setembro de 1973, com a Celebração Eucarística realizada na Igreja Matriz São Miguel, às 10h da manhã, presidida pelo Monsenhor Boleslau Smieleski (delegado do Sr. Bispo Diocesano), e concelebrada pelos padres Bernardo e Alfredo Junkes e o povo em geral.

A Paróquia São Miguel, que foi desmembrada do território pastoral da Paróquia São Donato, de Içara em 1º de janeiro de 1973, compreendia as seguintes comunidades: Lagoa dos Esteves, Boa Vista, Lombas, Rincão, Urussanga Velha, Rio Acima, e Vila Nova. Em 02 de maio de 1975, foi também incorporada à Paróquia, a comunidade de Barra Velha, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Maracajá.

Dentro dessa memória eclesiástica, alguns acontecimentos que teceram a história da Igreja diocesana, no Brasil e no mundo, merecem ser destacados:
- No dia 09 de outubro de 1977, aconteceu a bêncão do novo “sino” da capela Nossa Senhora Aparecida, da comunidade Predeiras, proferida pelo então pároco Pe. Silvestre Junkes;
- A 22 de agosto de 1978, a Paróquia São Miguel adquiriu um terreno para ser construído o Cemitério de Vila Nova;
- No dia 06 de abril de 1980, um Domingo de Páscoa, às 18h aconteceu com a Celebração Eucarística a Tomada de Posse do novo Bispo da Diocese de Tubarão, Dom Frei Osório Bebber;
- A 26 de abril de 1980, na comunidade Boa Vista, Capela Nossa Senhora de Fátima, era ordenado presbítero da Igreja o Diác. Marcos Domiciano Teixeira;
- Em 30 de junho de 1980, realizou-se a 1ª visita do Papa João Paulo II ao Brasil; e no ano seguinte, a 13 de maio, o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, sofre um atentado (um jovem turco de 23 anos dispara três tiros: um na mão, outro no braço e um outro no abdome);
- De 27 de abril a 3 de maio de 1983,   aconteceram as pré-missões (preparação para as missões de agosto e setembro) na Paróquia São Miguel, com o Frei Pedro Bianchi e o Ir. Teobaldo Deon, os quais visitaram todas as comunidades e encontraram-se com as lideranças;
- No dia 26 de março de 1984, deu-se o início da construção do Centro Comunitário do Bairro Vila Nova;
- Em 15 de junho de 1987, foi implantada a Pastoral da Criança na Paróquia São Miguel;
- No dia 18 de janeiro de 1992, Dom Osório Bebber, até então Bispo de Tubarão, foi transferido para a Diocese de Goxim, no Mato Grosso do Sul;
- E no dia 15 de agosto de 1992, às 16h, na Catedral Diocesana de Tubarão, aconteceu a Missa de Acolhida e Posse do novo Bispo de Tubarão Dom Hilário Moser.


Em nossa Paróquia, na Igreja Matriz, às 08h30min do dia 27 de fevereiro de 1994, tomava posse o seu segundo pároco Pe. Ângelo Galato. O Pe. Silvestre Junkes continuaria na paróquia como vigário paroquial. A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Hilário Moser, e concelebrada pelos padres Marcos Rech e Donato Daros, com o povo em geral.
Torna-se importante lembrar que até o ano de 1994, haviam oito comunidades que faziam parte da Paróquia São Miguel, sendo elas: Rio Acima, Urussanga Velha, Boa Vista, Lagos dos Esteves, Rincao, Barra Velha, Sanga Funda e Pedreira; e quatro estavam em início de formação: Coqueiros, Alvorada, Barracão e Jussara.
O Rev. Sr. Pe. Silvestre Junkes foi o primeiro pároco da Paróquia São Miguel e o que permaneceu por mais tempo. Com ele a Paróquia deu os primeiros passos, com ele a Palavra de Deus foi chegando ao coração das pessoas que aqui residiam e as comunidades foram se organizando da melhor maneira possível. A ele, que nos dias de hoje ainda serve a nossa Igreja, nosso muito obrigado.

Outro fator que mudou o curso da história da Igreja no extremo sul de Santa Catarina, foi a criação da Diocese de Criciúma em 27 de maio de 1998 (quarta-feira), às 8h da manhã, pela Constituição “Sollicitus de Spirituali Bono”, do Papa João Paulo II; a qual também nomeou como seu primeiro Bispo Titular Dom Paulo Antônio de Conto, transferido da Diocese de São Luiz de Cáceres, no Mato Grosso.
Com a criação feita, no dia 15 de agosto de 1998, às 15h em Solenidade realizada na Praça da Catedral São José, presidida pelo Arcebispo de Florianópolis Dom Eusébio Oscar Sheid, foi instalada a Diocese de Criciúma e tomou posse o seu primeiro bispo.

Sobre os padres que exerceram seu ministério nessa paróquia como párocos após os reverendíssimos senhores Pe. Silvestre Junkes e Pe. Ângelo Galato, assim estão registrados:
- 30 de janeiro de1999, às 19h na Igreja Matriz tomou posse o novo Pároco Pe. Luiz Carlos Moreira de Souza em Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano de Criciúma, Dom Paulo Antônio de Conto;
- 05 de fevereiro de 2000, às 19h30min, Missa de Posse do Pe. Ancângelo Bussolo, presidida pelo seu irmão Angelo Bussolo;
No dia 05 de setembro de 2001, às 7 da manhã entrou no ar a Rádio Comuntária de Vila Nova e, no dia 22 de setembro foi inaugurada oficialmente com a presença do Bispo Diocesano Dom Paulo Antônio de Conto.
No dia 26 de junho de 2005 aconteceu a Inauguração da Casa da Pastoral da Criança, um dos grandes instrumentos a serviço da evangelização em nossa paróquia.
- 28 de janeiro de 2006, às 19h na Igreja Matriz, aconteceu a Celebração Eucarística e posse do novo pároco Pe. Marcos Henrique Ferreira;
- à 16 de setembro de 2006 (sábado) em Missa presidida por Dom Paulo Antônio de Conto, assumiu a paróquia como Administrador Paroquial o Pe. Francisco Martel, popularmente conhecido como Pe. Paco, missionário natural das Ilhas Canárias;
- de 13 a 22 de abril de 2007 aconteceram na paróquia as Santa Missões Populares;
- em 22 de abril de 2007, às 19h na Igreja Matriz, assumiu como novo Pároco o Pe José Benjamim Cipriano, o Pe. Zezinho;
- em 07 de Fevereiro de 2009, às 19h, na Igreja Matriz, aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Administrador Diocesano Pe. Wilson Buss, uma vez que Dom Paulo fora transferido para a Diocese de Monte Negro, no Rio Grande do Sul em julho de 2008, tomava posse como Administrador Paroquial e depois como Pároco, o Rev, Sr. Pe. Eloir Rogério do Nascimento Borges. Celebração esta que contou com a presença dos padres Antônio Mendes e Antônio Júnior, além de muitas lideranças e povo em geral.


Olhando para a história da Paróquia São Miguel, podemos perceber como fora importante o trabalho de tantos padres e lideranças que por aqui passaram, sobretudo, na organização e estruturação da Paróquia. Todos munidos com os dons que Senhor da Messe lhes distribuíra foram responsáveis pela Igreja física e espiritual que temos hoje. Por isso, aos padres, lideranças, coordenadores que aqui serviram e ainda hoje auxiliam, a nossa gratidão. Deus os recompense!



Padres que exerceram seu Ministério na Paróquia São Miguel

·     1º Pároco: Pe. Silvestre Junkes
Início: 22 de janeiro de 1973
Término: 22 de fevereiro de 1994

·     2º Pároco: Pe. Ângelo Galato
Início: 22 de fevereiro de 1994
Término da missão: 30 de janeiro de 1999
     - Vigário-Paroquial: Pe. Silvestre Junkes: exerce o ministério sacerdotal como vigário paroquial até os dias atuais.

·   3° Pároco: Pe. Luiz Carlos Moreira de Souza
Início: 30 de janeiro de 1999
Término da missão: 05 de fevereiro de 2000

·   4º Pároco: Pe. Ancângelo Bussolo
Início: 05 de fevereiro de 2000
Término da missão: 07 de janeiro de 2006


·  5º Pároco: Pe. Marcos Henrique Ferreira
Início: 07 de janeiro de 2006
Término da missão: 16 de setembro de 2006

·  Administrador Paroquial:  Pe. Francisco Martel
Início: 16 de setembro de 2006
Término da missão: 22 de fevereiro de 2007

· 6º Pároco: Pe. José Benjamim Cipriano
Início: 22 de fevereiro de 2007
Término da missão: 30 de janeiro de 2009

· 7º Pároco: Pe. Eloir Rogério do Nascimento Borges
Início: 30 de janeiro de 2009
Término da missão: 09 de janeiro de 2011

· 8º Pároco: Pe. José Cipriano Neto
Início: 27 de fevereiro de 2011



Padre José Cipriano Neto (Pe. Zeca)
Pároco