quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Acólito ou coroinha?

Embora os acólitos e os coroinhas estejam presentes em nossas comunidades, nem sempre sabemos a diferença existente entre esses dois ministérios. Geralmente utilizamos uma mesma palavra para falar de funções e pessoas distintas.

A principal diferença que existe entre coroinhas e acólitos são as funções e responsabilidades. O ministério de coroinhas é mais próprio de crianças e adolescentes, meninos e meninas, geralmente na etapa da catequese.

Para ser acólito é necessário certo grau de maturidade e entendimento. Hoje este ministério não é reservado somente aos que serão padres. É um ministério que pode ser recebido também pelos leigos (Código de Direito Canônico, nº 230).
Por se tratar de um ministério instituído, é dado pelo Bispo ou seu representante, em uma cerimônia com rito próprio.

Os acólitos têm muitas funções durante a celebração da Missa e, também, fora dela.

Coroinhas e acólitos, todos são muito importantes para o bom êxito e vida da liturgia. É importante lembrar que é dentro do grupo de coroinhas e acólitos que nasceram muitas vocações sacerdotais e religiosas. Daí a importância de incentivar a participação nesses ministérios.

Nossa paróquia também tem um grupo de coroinhas, distribuídos em todas as comunidades.
Neste último domingo, dia 04/12/2011 um novo grupo foi enviado pelo nosso Pároco, Pe. Zeca para auxiliar nas celebrações litúrgicas em todas as nossas comunidades.

Durante o envio, nosso Pároco ressaltou a importância dos coroinhas para nossa igreja.
Parabéns a todas as crianças que receberam o envio.
Que Deus vos abençoe em sua missão.

Confira as fotos:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário