Quinta-feira, 22 de dezembro, o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, acolheu mais 30 seminaristas diocesanos para um encontro de confraternização e encerramento do ano de 2011.
Logo no início da manhã, os jovens dos seminários Propedêutico, de Filosofia e Teologia foram chegando à residência episcopal, no bairro Michel, em Criciúma.
Por volta das 10h, na Casa São João Maria Vianey, deram início à celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo e concelebrada pelos padres da casa, Silvestre Koepp e Gregório Michels, e por reitores e formadores, entre os padres Antonio Júnior, Antoninho Rossi, Oscar Pietsch e também Antônio Madeira.
O seminarista de Teologia Maxssuél Mendonça acolheu a todos os demais seminaristas, na presença dos agentes da Pastoral Vocacional: Ir. Cristiane Michels e o casal coordenador José Luiz e Léia Machado.
“Um agradecimento pela nossa caminhada e pelas nossas experiências pastorais e hoje também, de maneira muito especial, nós nos alegramos com nosso irmão de caminhada, Éder, por mais este passo que está dando, na intenção dele e com ele pelos familiares e pela nossa Diocese”, enfatizou o seminarista.
Diocese acolherá mais um padre em 2012
Durante a Santa Missa, o seminarista Éder Carminatti, após decisão firmada entre o bispo e demais padres, anunciou as datas para sua ordenação. Depois de 13 anos de formação, Éder será ordenado diácono no dia 25 de fevereiro, às 15h, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, paróquia a qual auxiliará no ano de 2012.
A ordenação presbiteral de Éder ocorre no dia 15 de setembro, também às 15h, na Igreja Matriz São João Batista, em São Bento Baixo, Nova Veneza. Sua primeira missa está prevista para às 10h do dia 16 de setembro em sua terra natal, a comunidade de São Bonifácio, também em Nova Veneza. Ainda no dia 16 de setembro, celebra com os paroquianos de Araranguá, às 19h.
Diocese acolhe mais um seminarista
Durante a celebração, o bispo Dom Jacinto apresentou aos seminaristas o jovem Lucas Fernandes Bombazar. Natural de Criciúma, o jovem cresceu na comunidade de Santo Agostinho, em Rio Maina, onde sua família reside até hoje.
Lucas integrava o grupo de seminaristas da Diocese de Lages e a partir de agora, passa a fazer parte do futuro clero de nossa diocese.
“Rezemos muito pelas vocações”, diz Dom Jacinto
Na ocasião, Dom Jacinto ressaltou o grande número de seminaristas que a Diocese tem acolhido nos últimos tempos e enfatizou: “Vou dizer uma coisa a vocês. O meu primeiro terço da manhã, quando levanto, por volta das 5h, é pelas vocações! Rezemos muito, muito pelas vocações”.
Atualmente, a Diocese de Criciúma conta com 45 seminaristas, que tem resultado muito positivo, em vista de algumas dioceses do Regional Sul 4, que infelizmente convivem com a falta de padres em suas paróquias.
Dom Jacinto falou do amor dos padres à Igreja e sobre a importância de ser fiel e perseverante. “Não queremos pessoas perfeitas, mas que todas caminhem para a perfeição e não para a acomodação”.
O crescimento das vocações, também foi destaque na fala de Pe. Antonio Júnior, que esteve à frente como reitor no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. Ele informou que no ano de 2012, ingressarão 21 novos seminaristas. “Nossas vocações crescem. Certamente tudo isso se dá, porque nós temos rezado muito e também trabalhado. Todas as nossas casas com adorações às quintas-feiras, pedindo, clamando ao Senhor da messe; e o trabalho bonito desenvolvido pela Pastoral Vocacional aqui na nossa diocese”.
Ao final da celebração, os padres Gregório Michels e Silvestre Koepp relataram aos jovens, como despertou-lhes, ainda na infância, o chamado à vocação para o sacerdócio.
Texto retirado do site da Diocese de Criciúma
Nenhum comentário:
Postar um comentário