sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Sacramento da Confirmação - Crisma




A finalidade dos Sacramentos é para tornarmos um sinal de testemunho de vida; é para identificar-nos cada vez mais com Cristo.

Como o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos «sacramentos da iniciação cristã», cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal. Com efeito, os batizados «pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais comprometidos em difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.

Os sinais e o rito da Confirmação
No rito deste sacramento, convém considerar o sinal da unção e o que essa unção designa e imprime: o selo espiritual.
A unção, na simbologia bíblica e antiga, é rica de numerosas significações: o óleo é sinal de abundância e de alegria, purifica e torna ágil: é sinal de cura, pois suaviza as contusões e as feridas e torna radiante de beleza, saúde e força.
Todos estes significados da unção com óleo se reencontram na vida sacramental. A unção antes do Batismo, com o óleo dos catecúmenos, significa purificação e fortalecimento; a unção dos enfermos exprime cura e conforto. A unção com o santo crisma depois do Batismo, na Confirmação e na Ordenação, é sinal duma consagração. Pela Confirmação, os cristãos, quer dizer, os que são ungidos, participam mais na missão de Jesus Cristo e na plenitude do Espírito Santo de que Ele está repleto, a fim de que toda a sua vida espalhe «o bom odor de Cristo».

Neste dia 03 de dezembro nossos jovens estarão recebendo o sacramento do crisma das mãos de nosso Bispo Dom Jacinto.
É dia de festa e alegria para nossa igreja, para as catequistas e para as famílias destes jovens. Alegrai-vos e participem desta solene liturgia.
Rincão – às 20h00
Matriz - às 16h00



Nenhum comentário:

Postar um comentário